Educação para toda uma vida
Educação para toda uma vida
O Escotismo é uma atividade complementar da escola e da família, preenchendo as lacunas deixadas por ambas as instituições.
O Escotismo fomenta o auto conhecimento, a necessidade de explorar, de descobrir, a vontade de conhecer.
Os Escoteiros descobrem o mundo para além da sala de aula, assimilando os conhecimentos dos outros e transmitindo conhecimentos aos outros.
Um movimento para a juventude
O Escotismo é um movimento … em evolução.
Evolui e adapta-se às realidades locais, exercendo o seu papel em função das necessidades da comunidade onde se insere.
Internacional
Existem organizações escotistas reconhecidas e respetivas filiais em mais de 216 países e territórios.
Crescimento
O crescimento do movimento escotista tem sido contínuo desde a sua fundação em 1907.
Atualmente com mais de 40 milhões de membros, rapazes e raparigas, o Escotismo viu o seu número de membros duplicar nos últimos vinte anos. Este crescimento tem-se registado principalmente nos países em vias de desenvolvimento.
Aberto a todos
De acordo com os objetivos, princípios e método concebidos pelo seu fundador Robert Baden-Powell, todos podem participar no movimento escotista, independentemente da sua raça e religião.
Divertimento com objetivos
Através de atividades divertidas, o Escotismo procura ajudar os jovens a desenvolverem-se física, intelectual, social e espiritualmente.
Também um desafio para os adultos
É uma oportunidade para ajudar os jovens. É uma forma de melhorar o relacionamento entre as gerações. Na prestação do seu serviço à comunidade, os dirigentes adultos adquirem uma formação e experiência valiosas, fomentando assim o seu desenvolvimento pessoal.
Voluntário
A associação ao movimento escotista deve ser uma escolha voluntária de cada Escoteiro e dirigente.
Apolítico e não-governamental
O Escotismo não deve nem pode estar associado a qualquer organização ou partido político. No entanto, os Escoteiros são encorajados a contribuírem ativa e construtivamente para a sua comunidade, sociedade e país.
texto original aep129.pt